Como caixas de papelão podem funcionar como berços?
Em fevereiro desse ano, o estado americano de Nova Jersey adotou uma ideia finlandesa de utilizar caixas de papelão como berço para recém-nascidos! Não, você não leu errado, são caixas de papelão mesmo!
Na década de 1930 o governo da Finlândia começou a distribuir caixas de papelão para famílias que tinham acabado de ter neném, e isso permanece até hoje. As caixas vem com várias coisas dentro, como um pijaminha, um gorro, sapatinhos, fraldas, materiais de higiene e vários outros produtos necessários para as primeiras semanas da criança. O intuito dessa ação foi diminuir os incidentes de mortes entre bebês no seu primeiro ano de vida, pois além de servir como berço, também vem com explicações de como cuidar do seu filho e o que evitar. A caixa também é leve, isso ajuda os pais a manterem o recém-nascido mais próximo, aumentando o laço entre pais e filhos.
Vários países já adotaram esse sistema e cada um adapta a ideia para as necessidades do seu povo. Por exemplo a África do Sul, que trocou a caixa de papelão por uma de plástico que pode servir de banheira para o bebê. Um projeto realizado pela Universidade de Stellenbosch concluiu que receber a caixa incentivava as mães a irem nos exames pré-natais, o que é ótimo porque diminui o risco de transmissão do vírus do HIV para o neném durante o parto!
O governo finlandês sabe da demanda que esse programa apresentou e apresenta e afirmou que oferece assessoria aos países que tem interesse. O governo também realiza apresentações em diversas embaixadas, divulgando e explicando o projeto.
Ficou interessado? Se quiser saber mais é só dar um click aqui!