Endomarketing e trade marketing

Você sabe o que é endomarketing? E trade marketing? Ambas são técnicas que impactam seu negócio de alguma forma, confira aqui!

O que é o endomarketing e porque é importante?

Basicamente o endomarketing é um conjunto de estratégias e ações de marketing voltadas ao público interno de uma empresa. Para “vender” um produto ou até uma ideia, os trabalhadores de uma empresa devem “comprar” aquele produto ou ideia da mesma forma. Sabe aquela história de que o Google é o melhor lugar para se trabalhar? É uma forma de endomarketing, estimulando os funcionários de uma forma em que eles acreditem na empresa e na marca e se tornem verdadeiros “vendedores” dela.

Mas porque é importante? Com a internacionalização dos negócios, as empresas de diversos setores crescem de uma maneira muito rápida e a qualidade do produto que é vendido deve ser sempre incrementada, e com todo o crescimento surge a necessidade de investimento, não só no negócio físico, mas em seus funcionários. Uma empresa com funcionários motivados e que acreditam nela, é uma empresa mais produtiva.

E o trade marketing?

É uma área do marketing com o objetivo de traçar estratégias para alavancar a venda de um produto, juntamente com a sua marca. Agindo diretamente nos canais de distribuição, a empresa cria situações específicas e propícias à venda.

Porque é importante? Além de alavancar a venda de um produto específico, esse tipo de ação pode resultar em parcerias com outras empresas e gerar outros tipos de negócios, assim como expor a sua empresa e fortalecer a sua marca.

Na pratica, como funciona?

Para ambos os tipos de marketing, o interno e o externo, a F9 possui diversos tipos de produtos que podem ser utilizados nessas ações. Para o trade marketing por exemplo, uma das técnicas mais comuns é a utilização de pontos de venda (PDV). Um “pedaço” da sua empresa dentro de um shopping, um supermercado ou qualquer outro lugar propício para o tipo de produto que é vendido.

pdv_casa-papai-noel

(PDV da Coca-Cola dentro do Hipermercado Muffato)

Outras formas comuns de se praticar o trade marketing são através de banners, displays e totens, como nos exemplos abaixo.

banner_palladium

(Banner dia das mães Palladium)

balcao-degustacao-com-testeira

(PDV balcão degustação)

Já no endomarketing, ações internas como pesquisas de satisfação, palestras e benefícios para os funcionários, a comunicação interna deve ser motivacional também. Produtos que podem ser utilizados para comunicar o público interno são adesivos e papeis de parede, adesivos de vidro, banners, entre outros.

Papel_de_parede_morô

(Papel de parede da loja Morô?)

adesivo_parede_volvo

(Comunicação interna da Volvo)

A F9 possui produtos para as mais diversas ações de marketing, você pode conferir aqui na nossa galeria https://goo.gl/rz5u8V ou ir direto na nossa pagina de produtos: https://goo.gl/amV2en