F9 produz painel com o cartaz escolhido em Curitiba para a Copa do Mundo 2014.
A Araucária, símbolo de Curitiba e do Paraná, foi a vencedora da votação popular para escolha do pôster oficial da cidade para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O pôster, conforme acordado com a FIFA/COL, foi apresentado aos curitibanos na manhã do dia 25 de novembro de 2012, no Largo da Ordem, pelo prefeito Luciano Ducci.
“Foi uma escolha democrática e o pôster vencedor é uma homenagem a Curitiba, nome que significa muito pinhão, e também ao Estado Paraná”, disse o prefeito. “A cidade está muito preparada para a Copa do Mundo da FIFA, temos a certeza de que a cidade será uma das grandes sedes do torneio em 2014”, acrescentou.
O símbolo vencedor foi colocado pela Prefeitura em um grande painel com 5 metros de altura, em frente à Casa da Memória. O painel foi descerrado pelo prefeito Luciano Ducci e o secretário municipal da Copa, Luiz de Carvalho. “A escolha do pôster pelos curitibanos foi um sucesso, um marco no processo de preparação da cidade para a Copa”, disse o secretário.
No total, 34.949 pessoas participaram da escolha do pôster oficial da cidade para Copa, por meio de votação pelo site da Prefeitura. A Araucária disputou a votação com o pôster do petit pavê do calcadão da Rua das Flores, outro tradicional símbolo de Curitiba. Foram 21.867 votos para a Araucária e 13.082 para o petit pavé.
A FIFA/COL marcou para este domingo a apresentação dos pôsteres oficiais das 12 cidades-sede do Mundial. O pôster de Curitiba será usado em todos os eventos envolvendo a Copa de 2014 na cidade.
“Eu fiquei feliz, porque o pôster da Araucária é mais bonito, mais colorido e quem não conhece um pinheiro?”, disse o estudante Eduardo Azevedo, 21 anos, que acompanhou a apresentação no Largo da Ordem. O colega dele, Juliano Bonatto, 19, também comemorou: “na minha casa todo mundo votou na Araucária”.
A professora Maria Júlia Sarmento, que adora ir à feirinha do Largo da Ordem, viu o pôster vencedor e aplaudiu. “Acertei na escolha”, disse, enquanto a filha, a veterinária Manuela Guimarães, torcia a nariz. “Gostei mais do petit pavê, mas tudo bem, o outro representa bem Curitiba”.