Outubro Rosa – Uma campanha além da prevenção.
Outubro está chegando ao fim e gostaríamos de reforçar a mensagem de prevenção ao câncer de mama. Além da importância do autoexame, abordamos outros temas pertinentes. Confira!
O câncer de mama é tipo de câncer mais recorrente na polulação feminina mundial e brasileira. Desde a década de 80 o Brasil investe em políticas públicas para o alerta e combate ao câncer de mama, tornando prioridade na agenda da sáude do país. Neste outubro de 2017, oncologistas alertaram para o crescimento do número de casos em mulheres com idade igual ou menor que 30 anos, apesar da faixa etária de risco ser a partir dos 50 anos, segundo a Organização Mundial de Saúde.
A mamografia é o único método de detecção precoce e a visita regular ao mastologista é indicado. Dentro da prevenção, o autoexame também é de extrema importância, pois através dele é possível detectar alterações na mama. Para saber mais sobre, o Instituto Brasileiro de Controle do Câncer disponibiliza uma cartilha com informações de como realizar o exame e pontos importantes que você deve prestar atenção. Para acessá-la, clique aqui: https://goo.gl/9ZeEbi
Se você luta contra o câncer de mama, ou ja lutou, saiba que você é amparada por diversos benefícios que estão em nossas leis, como isenção de impostos, serviços gratuitos, medicamentos gratuitos e muitos outros. A Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia montou uma cartilha que lista, de forma simplificada, os direitos do portador de câncer. Você pode acessá-la aqui: https://goo.gl/KiLrHj
Para mais informações sobre o cancêr de mama, além da prevenção, você pode encontrar no INCA – Instituto Nacional de Câncer. Previna-se, informe-se a passe adiante, câncer de mama é coisa séria.